O espirro é um mecanismo normal e saudável de defesa da mucosa nasal que faz a limpeza da região quando ela fica exposta a algum agente irritativo, eliminando bactérias e, até mesmo, pequenos insetos.

1

O reflexo do espirro é muito parecido com o da tosse. Quando algum estímulo irrita a área do nariz, inervada pelo nervo trigêmio

2

O centro respiratório bulbar é informado, interrompe a respiração normal e faz você inspirar profundamente, enchendo os pulmões de ar.

3

Subitamente os músculos das costas, tórax, abdome e aqueles abaixo das costelas se contraem, expulsando para fora todo esse ar, de uma só vez. A glote fecha-se, bloqueando a saída do ar dos pulmões e logo em seguida se abre, liberando o caminho.

4

É impossível alguém manter as pálpebras abertas durante o estímulo. O Espirro pode atingir a velocidade de mais de 160 km/h. Por isso não é saudável trancar e nem segurar o espirro para que não faça barulho. isso pode aumentar a pressão dentro das vias aéreas superiores, causando o rompimento de algum vaso sanguíneo da cabeça ou do nariz, outros problemas que podem ocorrer são surdez repentina e vertigens.

Condutta - infográficos

Infográfico: Condutta.com Fonte: Wikipedia e Clevelandclinic.org